top of page
IMG_20170604_082706207 Entrada.jpg

ABEL - uma entidade a serviço da vida
 

A Associação Beneficente Evangélica Luterana – ABEL, localizada em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, Minas Gerais, é uma entidade sem fins lucrativos fundada por membros da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Teófilo Otoni (CETO) em 1963.  Em toda a sua história trabalhou e trabalha a favor da população menos favorecida.  A entidade se localizava em zona rural próxima à cidade, proporcionando acesso aos estudos, ensino de técnicas agrícolas e economia doméstica para jovens residentes na zona rural, em sistema de internato. Daí nasceu seu nome fantasia “Internato Rural”, através do qual é conhecida. Em 2005  transformou  seus cursos básicos em cursos técnicos de nível médio, sendo uma das pioneiras nessa oferta na região.  Até o ano de 2017, mais de quatrocentos adolescentes aprimoraram seus conhecimentos e obtiveram formação profissional nos cursos técnicos ofertados de Agropecuária, Mecânica e Informática, mas a chegada de muitos cursos técnicos públicos à cidade e a facilidade de transporte dos alunos da área rural supriu de certa maneira o serviço que a entidade oferecia.  

No final de 2017  se decidiu o encerramento das atividades da Escola Técnica Profissionalizante,  mas se manteve o foco em atender as populações mais vulneráveis enfrentando o desafio de atender o público urbano. Nessa reconstrução, desde 2018 a ABEL oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, no qual dezenas de crianças e adolescentes de 10 a 17 anos são atendidos em oficinas de conhecimentos gerais, esporte, educação ambiental e cultura, assim como em palestras e rodas de conversa sobre temas de interesse dos ciclos etários. Há um pequeno grupo de mulheres que se reúne com objetivo de desenvolver as suas habilidades para produzir materiais de artesanato que poderão ser comercializados e ajudar na sua manutenção, desenvolvendo nelas empreendedorismo e autoestima. 

A entidade também recebe escolas e grupos de crianças para conhecer um ambiente rural dentro da cidade, já que ainda mantêm produção de hortaliças sem agrotóxicos.  A ABEL tem um posto vendas, construído para facilitar a comercialização de seus produtos, alimentos artesanais e a produtos de pequenos agricultores do município. No controle social, integra e participa ativamente nos Conselhos Municipais de Economia Popular Solidária, de Assistência Social, e dos Direitos da Criança e do Adolescente. Conectada à identificação das principais demandas, a ABEL, com sede tipicamente rural em meio à cidade e às margens do Rio de Todos os Santos, vem analisando formas de redirecionar e fortalecer suas ações relacionadas ao meio ambiente conforme problemas visíveis também identificados em diagnósticos municipais, mantendo seu foco na educação integral das pessoas. A ABEL  pretende continuar sendo instrumento de transformação da sociedade e acredita que a educação popular  é um dos caminhos a serem traçados o Projeto “Cidadania e Água Limpa: Direito de Todos” já está estimulando cidadania ativa no cuidado com a água como fonte de vida digna para todos.  

bottom of page